Fraga

Serviços

IPM.

IPM

IPM

O Serviço

Trata-se do Potencial de Mercado relativo de cada um dos 5.500 municípios brasileiros. É calculado com a média entre a participação percentual da Frota de Automóveis e o consumo de combustíveis específicos para cada linha de veículos.

O IPM é uma ferramenta indispensável para os profissionais que trabalham no mercado de reposição de peças, acessórios, pneus, óleos e lubrificantes para autoveículos. Seu objetivo é otimizar as vendas da empresa, orientando seus esforços para regiões com desempenho inferior à média nacional, tanto em seu total geral, como em cada linha/grupo de produtos.

Metodologia

Os índices de potencial são calculados com base na frota e no consumo específico de combustíveis, separados para veículos leves, pesados e total geral e agrupados por municípios, a partir de dados do IBGE, sobre áreas de influência dos municípios maiores e mais importantes, sobre os demais que os cercam, levando-se em consideração, principalmente, a facilidade de comunicação entre eles (estradas) e não necessariamente a proximidade dos mesmos.

Suas principais aplicações:

• Estabelecer quotas de vendas;

• Distribuir o potencial de mercado físico de produtos para uso automotivo, até o nível municipal;

• Análises de desempenho de vendas;

• Identificar áreas com baixa penetração no mercado;

• Identificar áreas para nomeação de Distribuidores regionais, Representantes Comerciais, Vendedores e Promotores de venda sediados, Escritórios regionais, Postos Autorizados e outros;

• Organizar roteiros de visitas;

• Distribuir verbas de propaganda e promoção de vendas;

• Estabelecer objetivos para treinamento e palestras técnicas;

No IPM os estados são divididos em regiões e sub regiões de acordo com o conceito de regiões de influência do IBGE