Skip to main content

Gigante pela própria natureza – características marcantes da frota brasileira por região

Publicado em Novo Varejo Ed. 373

O mercado brasileiro de reposição é notadamente reconhecido como um dos maiores e mais desafiadores do planeta.

Se levarmos em consideração a demanda em quantidade de peças, certamente pode ser considerado o 4º maior do mundo e um dos mais relevantes globalmente pelas características de sua frota (82% de origem europeia ou americana).

Parte da grandeza do mercado de autopeças no Brasil se dá pelo fato do país reunir condições geográficas quase continentais. São 212 milhões de habitantes, 5.568 municípios e 27 unidades federativas, com uma invejável Frota de mais de 45,3 milhões de veículos leves em circulação. Essas características somadas fazem da missão de atuar no Brasil uma tarefa quase impossível.

Os traços regionais, presentes na exuberante cultura de nosso país, também interferem nos hábitos dos consumidores no que se refere à escolha dos veículos mais utilizados em cada uma das 5 grandes regiões brasileiras. As diferentes coberturas de redes de concessionárias e incentivos promovidos por estados são outros agravantes.

Atualmente, 52% da Frota Brasileira está concentrada na região sudeste, enquanto 21% concentra-se no Sul, 14% no Nordeste, 9% no centro-oeste e 4% na região norte do país.

Algumas curiosidades marcam em números as diferenças de popularidade de veículos entre as principais regiões. O Ford Fiesta, por exemplo, é o 6º veículo com maior frota no Brasil, mas é somente o 10º mais popular na região nordeste e é o 15º mais presente na frota da região norte. Por sua vez, a Toyota Hilux é a 6ª mais recorrente na região Norte, mas apenas o 22º veículo de maior quantidade no Brasil e o 33º mais popular na região Sul. Veja na tabela os 25 maiores veículos leves em circulação no Brasil, classificados por sua posição no ranking da Frota Nacional.

2021 – Linha Leve |Frota Brasileira em Circulação dos 25 veículos mais populosos | Por Região
ABC da Frota por Região do Brasil

Estar atento às particularidades de cada uma das praças e possuir um estoque adequado às necessidades específicas de cada ponto de venda é fundamental para o sucesso dos agentes comerciais. Afinal, a compra de autopeças é um ato de necessidade, e estar com a peça certa, na hora certa, e, no local adequado, é o principal fator de escolha do reparador na hora de optar pelo seu fornecedor.

Distribuição da Frota de Veículos Leves por Unidade Federativa

Seguiremos com o compromisso de acompanhar e informar nosso segmento a respeito das particularidades da frota nacional, além de oferecer informações precisas para o desenvolvimento de estratégias de marketing, produtos e soluções comerciais para o mercado de reposição.

Afinal, quando se trata de soluções práticas, precisas e confiáveis, sejam elas técnicas ou de inteligência, a Fraga Inteligência Automotiva é seu parceiro estratégico por mais de 32 anos.


Original: Novo Varejo Ed. 373

aftermarket, imprensa, Novo Varejo

Fale Conosco!